Olavo Queiroz compartilha sua visão sobre o crescimento de segmentos estratégicos no setor de alimentos para fins especiais - Abiad

Olavo Queiroz compartilha sua visão sobre o crescimento de segmentos estratégicos no setor de alimentos para fins especiais

25 de setembro de 2024

1. Primeiramente, você poderia se apresentar e nos contar um pouco sobre sua formação acadêmica, experiência profissional e sua função na FrieslandCampina?

Sou nascido no interior do Estado de São Paulo, mais precisamente em Rio Claro, onde concluí o ensino básico e médio e passei boa parte da infância e juventude antes de me mudar para Campinas e depois São Paulo. Sou casado com Isabela e, juntos, somo pais do Theo.

Em 2003, me formei em Administração de Empresas. Na sequência, concluí um MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV.  Durante o transcurso de minha carreira e, na medida em que fui assumindo posições mais sêniores, também acumulei formações em Programas de Educação Executiva, primeiro pela Kellogg School of Management/USA, voltada para Negócios e, mais à frente, em Liderança pelo IMD/Suíça e London Business School/UK.

Minha carreira sempre esteve alicerçada entre dois pilares principais: Negócios Internacionais e Alimentos/Ingredientes, incluindo experiências nos canais FMCG e B2B e passagens por empresas nacionais e multinacionais de grande porte (Riclan, Fonterra, Kerry, Citrosuco/Votorantim e FrieslandCampina). No transcorrer destes 20 anos de carreira, tive o privilégio de aliar as atividades profissionais com minha paixão por viagens, tendo visitado mais de 50 países e passado por duas expatriações: a primeira à África do Sul e a segunda pela Áustria.

Baseado agora em São Paulo, nos últimos 5 anos, tenho exercido o cargo de Diretor Regional de Negócios para América Latina, uma região ainda ‘jovem’ para o negócio, se comparada aos mais de 150 anos de legado da FrieslandCampina em sua origem (Holanda), mas com enorme potencial de crescimento.

Desde nosso escritório em São Paulo, a FrieslandCampina atua na Região em diversos mercados e segmentos, incluindo Ingredientes, Alimentos & Bebidas, Farma e Varejo/Américas

2. Quais realizações profissionais você destacaria como as mais significativas para sua carreira na empresa?

Além da gestão de um time muito capacitado em suas diferentes e respectivas áreas, penso que algumas das principais realizações nos últimos 5 anos incluem o crescimento consistente em segmentos como Nutrição Adulta e Esportiva, o lançamento de novos ingredientes para segmentos como Alimentos & Bebidas e Nutrição Infantil, a expansão da base de clientes regional e, por fim, o estreitamento de relações comerciais-chave em níveis estratégicos.

Estas realizações estão evidenciadas em nossa pesquisa global de satisfação de clientes, onde a América Latina ocupa posição de destaque e, repito, foram conquistadas por um time extremamente capaz e engajado.

3. Como a FrieslandCampina se posiciona no setor de alimentos para fins especiais (como atende a esse mercado)?

Ao longo de 150 anos, construímos uma reputação que credencia a Royal FrieslandCampina não apenas como uma das principais cooperativas globais da indústria láctea, mas também como uma organização que olha para sua cadeia de valor de forma holística e integrada, desde nossos 14.634 produtores em cada uma de suas fazendas até o consumidor final, passando naturalmente por uma rede global de clientes distribuída pelos cinco continentes.

Além de provermos diferentes soluções em nutrição, está em nosso DNA o foco em nossos cooperados e, aliado a isso, uma visão de negócio sustentável e de longo prazo.

Sustentabilidade para nós significa impacto positivo para nossos cooperados, para as diferentes sociedades onde atuamos e para o planeta. Trata-se de concretizar nosso compromisso com uma vida melhor para os produtores, produzir em equilíbrio com a natureza e nutrir a crescente população global com nutrição de qualidade e acessível.

4. Poderia avaliar, com base em sua experiência e visão, a colaboração entre a ABIAD e a FrieslandCampina, especialmente em termos de contribuições para a inovação e crescimento do setor?

Sem dúvida, a parceria da ABIAD fomenta a inovação e o crescimento da indústria de alimentos para fins especiais. Dada sua reputação e credibilidade, a ABIAD é um elo importante entre o setor produtivo e os órgãos reguladores, além de ser uma ferramenta fundamental para que as empresas estejam em conformidade com o ambiente regulatório em que estão inseridas e forneçam alimentos seguros aos consumidores.

Também, através da reconhecida expertise de seus Grupos de Trabalho distribuídos por categorias como Nutrição Infantil, Nutrição Enteral, Suplementos Alimentares, Relações Institucionais e Governamentais, dentre outros, a Associação contribui técnica e cientificamente nos processos regulatórios e na construção de políticas públicas de saúde e alimentação. Isso não só traz oportunidades para as indústrias inovarem e crescerem, mas também permite que as empresas estejam preparadas para as mudanças legais; afinal, o Brasil possui um extenso e complexo arcabouço regulatório em constante movimentação.

5. Para concluir, gostaríamos de saber mais sobre seus interesses pessoais. Poderia compartilhar conosco algumas atividades culturais que você pratica quando não está trabalhando? Há algum produto cultural que você recomendaria?

Em âmbito pessoal, aprecio música, gastronomia, aviação e estar em família. Quanto a atividades culturais, viajar e explorar novos lugares, culturas e visões de mundo são, seguramente, as minhas preferidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *