No final de outubro, a Organização Pan-Americanca de Saúde – OPAS, realizou o evento Metas Regionais Atualizadas para Redução de Sódio, com três objetivos: lançar as novas metas, apresentar as metodologias e ouvir os feedbacks sobre próximos passos.
A OPAS tem o objetivo de reduzir o consumo de sódio na região em 30% no período de 2009 a 2025. No evento, os palestrantes indicaram que os alimentos processados e “ultraprocessados” são responsáveis pelo aumento do consumo do sódio e apontaram a relação disso com as doenças crônicas não transmissíveis.
Em um balanço das ações de redução de consumo de alimentos ricos em sódio na região, o enfoque foi especialmente rotulagem frontal, taxação da indústria de alimentos e adoção de metas mandatórias.
Nessa atualização das metas regionais, o número de categorias de alimentos caiu de 18 categorias para 16, divididas em 75 subcategorias. O documento com as Metas Regionais Atualizadas para Redução de Sódio da OPAS pode ser baixado em inglês ou espanhol.
Além das próprias metas atualizadas, foi apresentado o Mapeamento das Políticas de Redução de Sal/Sódio nas Américas.
Participaram do evento: