Patrícia Marrone avalia os resultados anuais do setor de alimentos para fins especiais - Abiad

Patrícia Marrone avalia os resultados anuais do setor de alimentos para fins especiais

24 de janeiro de 2025

1. De janeiro a setembro de 2024, o setor de alimentos para fins especiais apresentou um crescimento de 0,9%, (bebidas dietéticas e de baixas calorias impulsionou o crescimento ao avançar 2,0%). Poderia comentar o que pode ter contribuído para esses resultados?

No grupo de alimentos para fins especiais, o crescimento de 0,9%é fruto de queda no consumo aparente de adoçantes (-3,0%) e alimentos para grupos populacionais específicos, gestantes, crianças e idosos (-0,3%) que foi compensada por crescimento nos mercados de vitaminas (+4,2%) e complementos alimentares (+5,8%).

Quanto aos fatores causadores da retração do consumo de produtos direcionados para grupos populacionais específicos, temos visto uma grande desorganização no sistema de compras públicas do Ministério da Saúde. Isso tem causado problemas de abastecimento desde vacinas, em que 64% dos municípios brasileiros registram falta de imunizantes, e apenas 3 das 16 vacinas do calendário infantil cumpriram a meta anual de 2024, com queda de 18% no número de doses aplicadas em 2024 em relação a 2023. Além disso, tem havido reclamações sobre falta de medicamentos distribuídos pelo SUS, o que nos leva a crer que alimentos para grupos populacionais específicos também podem estar sofrendo com a referida desorganização e má gestão no lado do mercado de compras públicas.

Já no grupo de bebidas dietéticas e de baixas calorias, o crescimento de 2% no consumo pode ser explicado pela queda da taxa de desemprego e pelo aumento do rendimento médio real de todos os trabalhos, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas com rendimento de trabalho, incluindo trabalhadores formais e informais ao longo de 2024.  

2. Quais fatores, incluindo emprego e rendimento, influenciaram os resultados positivos do consumo aparente de alimentos para fins especiais e bebidas dietéticas e de baixas calorias no país em 2024?

Além das questões econômicas como renda e emprego, que impactam a capacidade de compra, inflação e câmbio, preços e custos, a atividade no setor serviços (restaurantes) e de distribuição, como o de entregas em domicílio, também afetam esse mercado de consumo.

No lado da demanda, o comportamento do consumidor tem sido influenciado por questões epidemiológicas e a adoção de protocolos clínicos sobre nutrição. Outro ponto é a percepção sobre a importância da prevenção à saúde, culto ao bem-estar, jovialidade e beleza. 

No lado da oferta, o uso da ferramenta de “retail media”, estratégia que consiste em posicionar anúncios em sites, redes sociais e e-commerce, tem sido adotada para estimular o consumo, por exemplo, de suplementos alimentares.

3. As importações de alimentos para fins especiais e congêneres apresentaram um crescimento de 20,4% durante o período de janeiro a setembro de 2024, enquanto as importações de bebidas dietéticas e de baixas calorias recuaram 28,52% no mesmo intervalo. O que poderia explicar essa diferença?

Houve aumento nas importações em quase todos as linhas de produtos dos alimentos para fins especiais. Por exemplo, as importações de concentrados de proteínas e outras preparações, incluindo pós e gelatinas, cresceram 52,8% no período; Complementos alimentares e suplementos vitamínicos, +16,9% e vitaminas +10,27%.

No caso da queda de importações de bebidas dietéticas e de baixas calorias, vem ocorrendo uma substituição de importação de bebidas vegetais por produção local. Em 2024, o mercado de bebidas plant-based cresceu devido ao aumento do consumo e da diversidade de produtos disponíveis. Ademais, houve aumento da escala de produção, investimento em soluções logísticas para tornar os produtos mais acessíveis e mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros, que estão cada vez mais conscientes sobre saúde e sustentabilidade. As bebidas plant-based são produzidas a partir de grãos e sementes, como arroz, soja, aveia, castanha-de-caju e coco. Elas costumam ser ricas em proteínas, vitaminas A e D, complexo B e DHA ômega-3 ou probióticos.

4. Quais as implicações do cenário macroeconômico nacional e internacional nos resultados do setor, considerando questões como as políticas fiscal e monetária, as reformas estruturais realizadas anteriormente e a expectativa de corte de gastos públicos?  A partir disso, quais as previsões para o setor em 2025, tendo em vista a dificuldade de gestão do orçamento nas empresas?

Vejo um ano muito desafiador para o setor de produtos ABIAD. No ambiente internacional, existe a possibilidade de elevação de tarifas pelos Estados Unidos a serem impostas a produtos exportados pelo Brasil, impactando em 17,6% das exportações totais de alimentos para fins especiais, e 9,6% das exportações brasileiras de bebidas dietéticas e de baixas calorias, parcelas da pauta ABIAD que tradicionalmente são exportadas para o mercado norte-americano.

A aproximação comercial e estratégica dos Estados Unidos com a Argentina é objeto de atenção, pois a Argentina é vista como país parceiro, e não o Brasil. Trataremos da pauta comercial ABIAD entre Brasil e Argentina no próximo Boletim ABIAD (janeiro-dezembro de 2024 em março de 2025). 

No cenário 2025 para o macronacional, no que se refere à ABIAD, com a falta de equacionamento das contas públicas e a inflação acima da meta, teremos ainda uma taxa de câmbio real/dólar bastante desvalorizada neste ano, o que impactará os custos de importações de suplementos (30% do mercado de importados), vitaminas (71% importados) e cervejas sem álcool (22% importados), custos esses que provavelmente serão repassados aos preços.

Os juros elevados necessários para conter a inflação afetarão as empresas de menor porte, com menos condições de acesso ao crédito, principalmente os integrantes da cadeia de distribuição de produtos ABIAD. A taxa de desemprego deve aumentar também, retraindo a demanda. 

Será um ano bastante complicado, provavelmente com taxa de crescimento negativa de 1 dígito para o geral ABIAD. Certamente, algumas empresas sempre conseguirão resultados melhores do que o esperado, principalmente quando adotam ferramentas modernas de marketing como o “retail media” para atingir diretamente o seu consumidor alvo e na área da gestão, fazem uso de inteligência artificial para otimizar alguns processos reduzir custos operacionais.

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