Uma pesquisa realizada pela dunnhumby, consultoria britânica especializada em ciência do consumidor, identificou quais são os hábitos, as atitudes e os produtos que os brasileiros consideram saudáveis. O estudo foi realizado com 981 consumidores, com idade a partir de 18 anos, das classes ABC, e aponta que, na visão dos entrevistados, há três pilares que fazem uma pessoa ser saudável: o físico (65%), o mental (73%) e o social (75%). Dentre os atributos que contribuem para a saúde, o sono é o mais importante para os entrevistados (80%). Já 74% concordam que ter fé ou otimismo é importante para a saúde e 78% dizem o mesmo a respeito de sentir-se bem consigo mesmo.
De acordo com o estudo, 52% das pessoas se considera saudável, mas a satisfação com relação ao seu estado tende a ser mais baixa. Outras 48% dizem ter uma alimentação saudável e, mesmo entre aqueles que não têm esse hábito (52%), há uma preocupação com os alimentos e as bebidas que consomem. Os brasileiros estão dispostos a pagar um pouco a mais por esses produtos que consideram saudáveis, mas o preço ainda limita o consumo em maior escala. Entre os consumidores de refrigerantes, esta intenção é um pouco menor.
Frutas, verduras, legumes, carnes e laticínios fazem parte do cardápio, mas produtos industrializados também entram nesta cesta, embora para menos consumidores. Entre as bebidas, chás, refrigerante e água de coco se destacam.
Veja alguns resultados do estudo:
Alimentos saudáveis mais consumidos:
Frutas – 85%
Verduras – 85%
Carne Bovina – 81%
Aves – 80%
Legumes – 80%
O principal motivo para consumir produtos saudáveis:
47% saúde física;
29% prevenção de doenças;
23% controle de peso.
Influência do Preço – Produtos saudáveis
69% Consumiriam produtos saudáveis se o preço fosse igual;
66% estão dispostos a gastar um pouco a mais por produtos saudáveis;
22% não está disposto a gastar nada a mais;
12% gastariam muito mais.
Normal X Diet X Light
38% das pessoas consomem apenas a versão “Normal” dos produtos:
Entre estes, 62% dizem que não pretendem trocar seus produtos pela versão “Light/Diet/Zero”;
Ou seja, 23% das pessoas não estão abertas a este tipo de produto.
Embalagem:
62% veem a embalagem de vidro como a mais saudável.
Refrigerantes:
74% sabe que existe uma diferença entre as versões entre as versões light e diet;
46% trocam refrigerantes por bebidas mais saudáveis sempre que possível;
43% bebem refrigerantes apenas aos finais de semana;
42% não abrem mão dos refrigerantes;
26% acham que é a mesma coisa.
Fonte: Revista News