Drª Tatiana Pires, Presidente da ABIAD, participou de debate na FiSA, no qual abordou os principais avanços do setor no último ano
De 20 a 22 de agosto, aconteceu, em São Paulo, a 23ª edição da Food Ingredients South America (FiSA), um evento repleto de conferências, com foco em tendências da indústria de ingredientes alimentícios. A ABIAD participou do debate no ‘Painel ANVISA’, com o tema “Um ano após o marco regulatório: qual o posicionamento da Agência em relação à lista positiva e a aprovação de health claims e novos ingredientes?”. A mesa de discussões foi aberta pela Gerente Executiva da ABIAD, Gislene Cardozo, e contou com contribuições da Drª Tatiana Pires, presidente da Associação.
“Ainda é necessária muita discussão. Suplemento alimentar era uma categoria ainda não muito bem definida. Hoje, após a atualização do marco regulatório, vemos a indústria se mobilizar e investir na adequação das novas definições”, comentou Tatiana, ao lembrar que a ABIAD tem realizado um trabalho intensivo com seus associados, desde o início das discussões, em 2010. Desde então, a Associação participou de forma ativa com contribuições e estudos que auxiliaram a criação da regulamentação e, uma vez publicada, tem sido também um agente para auxiliar nas adaptações. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos produtos, além de gerar oportunidades e lançamentos que facilitem o poder de escolha do consumidor.
Tatiana falou ainda, respondendo a questionamentos dos participantes, sobre a fiscalização dos produtos, quando estiverem no mercado, após a adequação às novas normas. O setor produtivo tem investido em inovação e novos produtos. Assim, a indústria estará cada vez mais alinhada à regulamentação, que reconhece o desafio da fiscalização e tem trabalhado em soluções.
A edição de 2020 da FiSA já está agendada para o período de 18 a 20 de agosto.