A segunda edição da Pesquisa de Mercado ABIAD, “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizada pela Toledo & Associados, foi divulgada tendo como principal destaque o aumento de 10% do consumo desses produtos em relação à primeira edição, em 2015.
Segundo o levantamento, 59% dos lares brasileiros possuem pelo menos uma pessoa consumindo suplementos alimentares, sendo que, 90% dos entrevistados usam o suplemento alimentar como um complemento à alimentação e 85% buscam saúde e bem-estar.
Segundo Dra. Tatiana Pires, presidente da ABIAD, “Ao longo dos últimos cinco anos, desde a primeira pesquisa sobre os hábitos de consumo de suplementos alimentares no Brasil, houve um amadurecimento do consumo da categoria, uma maior consciência do consumidor e segurança de uso”. Dra. Tatiana ressalta ainda, que 51% das recomendações para o consumo de suplementos são feitas por profissionais de saúde, “o que demonstra uma maior adesão desses profissionais aos suplementos alimentares como forma auxiliar de prevenção de doenças e promoção da saúde.”
A pesquisa traz ainda um outro dado que demonstra a confiança do consumidor na categoria, pois 98% dos pesquisados se diz satisfeito ou muito satisfeito com o seu uso.
Além da pesquisa principal, foi feito um estudo mais específico sobre o consumo durante a pandemia da COVID-19. Dentre as pessoas que já consumiam suplementos alimentares, 48% aumentaram seu consumo durante a quarentena, sendo que 42% consumiram visando complementar a alimentação e 91% fortalecer a imunidade. Destes, 70% declararam que continuarão consumindo os produtos, mesmo após o fim da pandemia.
Trata-se de uma oportunidade para a categoria, segundo a Dra. Tatiana, com possibilidades de novos produtos e aumento permanente das vendas. “De todos os respondentes, mesmo os que ainda não consumiam regularmente suplementos alimentares, 76% declararam ter feito mudanças nos cuidados com a saúde. De forma geral, o brasileiro passou a ficar mais atento a esses cuidados, o que pode incluir o consumo de suplementos”.
Para facilitar a divulgação e compreensão dos resultados da pesquisa, foram feitos dois infográficos que podem ser baixados pelas associadas:
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