Nesta última edição de 2021 do Panorama ABIAD, trazemos uma breve retrospectiva feita pelo olhar de algumas pessoas que marcaram o ano.
Rodrigo Garcia, presidente da Associação, comentou que “2021 não tem sido simples para nenhuma empresa ou organização, mas, para a ABIAD, foi repleto de conquistas e marcos importantes. “Demos um passo gigantesco em governança corporativa, o que nos eleva a outro patamar associativo, incluindo a realização de auditoria externa. Transparência traz segurança para todas as partes envolvidas.” Sobre as eleições para a diretoria e conselho do próximo biênio, que se inicia em janeiro de 2022, Rodrigo comenta sobre importância da renovação e, mais uma vez, a transparência no processo, desejando sucesso à nova diretoria, que assume em um ambiente de crescimento consistente, propiciado pelo trabalho de continuidade obtido nas últimas gestões.
Gislene Cardozo, diretora executiva, aponta avanços internos e externos neste período. O primeiro deles coincide com o destaque dado por Rodrigo para a governança corporativa. “É uma marca deixada pelo Rodrigo,” afirma. Além da auditoria externa, realizada pela primeira vez, Gislene destaca a conclusão do novo Código de Ética e Conduta, aprovado na assembleia do final do ano”. A executiva explica que essas iniciativas trouxeram ganhos no dia a dia e na profissionalização da Associação.
As oportunidades conquistadas com demais stakeholders foram muito importantes. Gislene lembra que participaram de muitos webinars para falar sobre a pesquisa dos hábitos de consumo de suplementos alimentares ao longo de todo o ano, além de uma apresentação ao Ministério da Cidadania, que demonstrou enorme interesse no assunto.
Também sobre esse tema, Rodrigo menciona com orgulho as campanhas e ações pontuais sobre suplementos alimentares e edulcorantes, dando sequência às experiências de sucesso anteriores. Segundo ele, isso deve garantir a continuidade desses investimentos e estimular que empresas interessadas em outros segmentos se sintam confortáveis em propor ou pedir ações similares, fortalecendo continuamente a Associação.
No que diz respeito aos avanços internos que refletem positivamente nos ambientes externos, Gislene aponta a evolução dos GTs como um todo, inclusive com questões específicas na Anvisa. “Temos cada vez mais visibilidade. Para citar um exemplo, conseguimos a manutenção do colágeno tipo 2 em suplementos e um diálogo aberto sobre o Guia do Prazo de Validade.”
A ampliação da área técnica, com a chegada da Lúcia Rodrigues, teve impacto positivo para essas conquistas junto à Anvisa, e ao atendimento da demanda das empresas associadas, que aumentou consideravelmente nos últimos meses.
“Neste período de sete meses na ABIAD, tive a oportunidade de participar de projetos que me trouxeram, além de satisfação, a certeza de que nenhum trabalho é igual ao outro, e que sempre há espaço para aprender e disseminar conhecimento,” comenta Lúcia. “Posso dizer que foi de muito aprendizado. Estou enveredando por uma vertente do setor de alimentos antes desconhecida para mim, os alimentos para fins especiais, e isso está sendo muito gratificante.”
Ainda para atender ao crescimento do número de empresas associadas e apoiar a área técnica, a ABIAD contratou neste ano a assistente administrativa Beatriz Shiroma Ubeda. Ela comenta que já conhecia a ABIAD como referência no setor de alimentos para fins especiais e, mesmo com pouco tempo na Associação, vê com interesse o movimento gigantesco em disseminar e fortalecer assuntos relevantes para o setor, que visam impactar o consumidor final.